top of page
acupuntura electrica montijo

Terapia Ryodoraku

 

Ryo significa “bom”, do “electrocondutor” e raku “linha” ou “canal”. É um estilo de " acupuntura" japonesa, desenvolvido na Universidade de Quioto (Japão), a partir de 1950, pelo Dr. Yoshio Nakatani, cujo método de tratamento é baseado em pontos electropermeáveis na superfície do corpo.

A terapia "Ryodoraku" vem descrita pelo Prof. Kimiya Goto (vice-presidente e chefe do departamento científico da JSRM ) no livro Eletroacupuntura e Eletrodiagnóstico – Método Terapêutico Ryodoraku de Regulação do Sistema Nervoso Autónomo como “(…)o método de tratamento baseado na observação de eletropermeabilidade de determinados pontos na superfície do corpo. Esses pontos, na maioria das vezes, correspondem aos Tsubos (acupontos) de acupuntura tradicional.”

Com o Sistema Terapêutico Ryodoraku, a acupuntura e a moxibustão podem passar a ser abordadas de forma objectiva de uma perspectiva científica, dado que se emprega um sistema de avaliação através do processamento estatístico (gráfico) e uma terapêutica desenvolvida de forma objectiva com base num sistema lógico de Ryodoraku (canais formados por pontos electropermeáveis, os Ryodoten).

Quais os benefícios da Acupuntura Ryodoraku?

Ryodoraku e o sistema nervoso autónomo estão intimamente ligados, uma vez que quaisquer desequilíbrios ou desordens dos órgãos internos manifestam-se como fenómenos nervosos reflexos na superfície corporal (pele). A regulação do sistema nervoso autónomo é o objectivo principal da terapia Ryodoraku.

Através da estimulação eléctrica dos Ryodoraku (linhas de conexão, ou canais, electropermeáveis que interligam os pontos electropermeáveis) em desequilíbrio, reequilibra-se o organismo funcionalmente, proporcionando a cura e aliviando ou eliminando os sintomas causados por uma situação patológica.

 

© Dan Daniel Nakamura - 2014 -

bottom of page